Outubro é o mês de conscientização do Câncer de Mama e vamos explicar como acontece e lembrar alguns cuidados essenciais para prevenção e tratamento desta enfermidade.
Com o avanço da medicina veterinária e da tecnologia, os animais começam a ter uma maior viver cada vez mais próximos dos seres humanos e terem sua expectativa de vida aumentada. Com a sobrevida cada vez maior eles também estão propensos a desenvolver o câncer.
- O que é o Câncer?
O câncer, ou tumor, é o crescimento anormal de um tecido do organismo, desenvolvendo de forma desordenada e persistente, podendo ser benigno ou maligno.
- Qual idade meu animal pode ter Câncer de Mama?
O câncer pode acontecer em qualquer idade, sendo mais comum a partir dos 5 anos de idade e em animais mais velhos.
- Se castrar meu animal evitará o Câncer de Mama?
A castração promove uma queda no risco de um câncer de mama aparecer. A prevalência do câncer em animais castrados é bem menor quando comparado a um animal não castrado.
- Animais machos também podem ter Câncer de Mama?
SIM! Os machos também pode ter porém este tipo de câncer é mais comum em fêmeas.
PREVENÇÃO É A CHAVE DA QUESTÃO!
É importante que o tutor palpe as mamas dos seus animaizinhos procurando pela presença de nódulos firmes.
Fonte: Jornal Hoje em Dia
- Como eu sei que meu animal tem Câncer de Mama?
Se você observar a presença de nódulos na mama do seu animalzinho leve a um de nossos médicos veterinários para uma avaliação. Após a avaliação, o veterinário verificará a necessidade da retirada cirúrgica da mama afetada isoladamente ou da cadeia mamária inteira. Também é necessária a realização da biopsia para saber qual o tipo de tumor (câncer) é maligno ou benigno.
Mais que cuidados, uma paixão.
LIGUE AGORA: (82) 2121-6464