A água é um componente essencial a todos tecidos corpóreos, correspondendo a mais de 60% do organismo. Ela é fundamental para o transporte de substâncias, como oxigênio, nutrientes e sais minerais assim como na regulação da temperatura corpórea.
Cães e gatos consumem um valor diário normal de água que varia entre 20 e 90 mL/kg. O ato de tomar muita água é conhecido como polidipsia, sendo classificado nos cães comoa ingesta de água diária maior do que 100mL/kg, e nos gatos quando for superior a 45 mL/kg.
Geralmente o ato de tomar muita água também está associado ao ato de urinar muito, o que é conhecido como poliúria. Normalmente cães e gatos possuem um volume urinário diário entre 20 a 45 mL/kg. Quando essa diurese é superior a 50 mL/kg/dia, tanto para cães quanto para gatos, podemos considerar que está acima do normal.
CAUSAS
Algumas vezes a poliúria e a polidipsia está associada a uma alteração comportamental, muitas vezes para chamar atenção do proprietário, mudanças de temperaturas (especialmente no verão), podendo os animais com este tipo de distúrbio viverem em ambientes restritos.
É necessário estar muito atendo a essas mudanças de comportamento, pois elas também estão associadas a diversas doenças, como:
- DiabettesMelittus– Doença na qual a falta de insulina ou resistência à insulina provoca hiperglicemia;
- Diabetes Insípidus– Deficiência da produção ou incapacidade dos rins de responder ao hormônio antidiurético (ADH);
- Hiperadrenocorticismo (Síndrome de Cushing)– Maior produção do hormônio cortisol;
- Hipoadrenocorticismo (Síndrome de Addison)– Menor produção do hormônio de cortisol;
- Hipertireoidismo– Maior produção dos hormônios tireodianos (comum nos gatos);
- Hiperparatireoidismo– Maior produção do hormônio paratireodiano (PTH);
- Doença Renal Crônica – Perda da função dos rins;
- Pielonefrite – Infecção nos rins e ureteres;
- Insuficiência Hepática– Doença grave que culmina na falência da função do fígado;
- Piometra– Infecção uterina;
- Hipercalemia – Aumento da quantidade de cálcio no sangue;
- Hipercalcemia– Aumento da quantidade de potássio no sangue.
DIAGNÓSTICO
É necessário levar o seu animalzinho a um médico veterinário, o qual irá direcionar a uma investigação aprofundada para descobrir qual a possível causa dessas alterações que estão acontecendo. Ele é o único profissional capaz de chegar a uma conclusão do caso clínico.
Para um diagnóstico preciso serão solicitados exames laboratoriais e de imagem, tais como: hemograma, bioquímica sérica, dosagem de eletrólitos, glicemia, colesterol, triglicerídeos, exames de urina e ultrassonografia abdominal. Podendo o médico veterinário solicitar mais exames complementares para uma maior elucidação do caso.
TRATAMENTO
O tratamento será específico e dependerá da causa existente. Cada doença é específica, e algumas delas não possuem cura, sendo o tratamento realizado de forma paliativa a fim de amenizar os sintomas do cão ou do gato.
DICA DO MÉDICO VETERINÁRIO