Blog

Dieta Vegetariana para Cães e Gatos: Pode?

Fonte: Meus Animais

O vegetarianismo e o veganismo vem crescendocada vez mais em nosso país e adquirindo novos adeptos a esta dieta. O principal motivo é o respeito com a qualidade de vida dos animais, evitando assim a exploração e o sofrimento animal. Muitos tutores possuem um desejo de compartilharem a mesma dieta com seus animais de estimação. Mas será que é seguro?

Primeiro vamos entender o que é o Vegetarianismo e o Veganismo:

OVegetarianismo é uma postura moral baseada num regime alimentar onde há somente o consumo apenas de alimentos de origem vegetal. Os vegetarianos não consumem carne, leite, ovos, mel ou qualquer derivado alimentício destes.

OVeganismovai além da alimentação, onde não somente seguem um regime exclusivo de alimentos de origem vegetal assim como evitam utilizar produtos de origem animal no vestuário ou cosméticos que tenham compostos de origem animal ou que sejam testados em animais.

Nós, seres humanos, pertencemos a ordemOnívora, levando vantagem na natureza sobre os Herbívoros(se alimentam principalmente de vegetais) e Carnívoros (se alimentam principalmente de carne), pois possuímos uma maior diversidade alimentar a disposição na natureza, assim como um organismo capaz de metabolizar alimentos diversificados como vegetais e animais. Estas características facilitam a adaptação e sobrevivência das espécies onívoras.

 

MEU CÃO OU GATO PODE TER UMA DIETA VEGETARIANA?

 

A resposta é DEPENDE!

Os cães e os gatos tiram sua fonte de energia de proteínas e gorduras provenientes da carne. A evolução dessas espécies está ligada a domesticação que pode ter iniciado entre 15 a 20 mil anos atrás, quando esses animais passaram a comer dietas similares a de seus tutores, os homens, pois dividiam a caça e muitas vezes comiam resto de alimentos dos acompanhamentos do homem pré-histórico.

Dessa forma, quantidades significativas de carboidratos (sementes, frutas e cereais) foram introduzidos nas dietas de cães e gatos, porém os carboidratos não são essenciais na dieta deles. Mesmo após milhares de anos de domesticação, o sistema enzimático do seu animalzinho é perfeitamente adaptado para digerir carne e muito ineficiente na digestão de amidos.

Uma dieta rica em carboidratos leva a um aumento de consumo diário da alimentação, quando comparado a uma dieta rica em proteínas e gordura, o que resulta num maior volume de fezes e aumenta a possibilidade de obesidade. Já uma dieta exclusivamente vegetariana causaria uma deficiência de alguns elementos, tais como: arginina, lisina, metionina, triptofano, taurina, ferro, cálcio, zinco, vitamina A, e algumas vitaminas do complexo B.

O organismo dos carnívoros não foiprojetado para processar vegetais, pois eles têm uma classe de enzimas e flora bacteriana específica, assim como os intestinos são mais curtos, tornando difícil a assimilação de alguns nutrientes de uma dieta estritamente vegetariana.

É importante lembrar que uma dieta vegetariana não previne ou trata quadros de alergia alimentar, pois moléculas presentes em alimentos como batata, banana, arroz ou maça, por exemplo, também podem ser responsáveis por desencadear reações alérgicas.

Antes de fazer qualquer alteração na dieta do seu animal procure um Médico Veterinário. Nenhuma dieta ou troca de ração deverá ser feita do dia para noite! É necessária uma adaptação para cada novo estilo de alimentação. E lembre-se: O Médico Veterinário especialista em Nutrição é o profissional mais adequado para lhe orientar e adaptar uma dieta específica às necessidades do seu animalzinho.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp