A castração é um procedimento cirúrgico realizado por um médico veterinário e feito sob um processo de segurança a extrema conduta de asséptica. É necessário que seja feita uma avaliação pré-cirúrgica com um médico veterinário anestesista, assim como exames laboratoriais e de imagem pré-operatórios que são solicitados para avaliação e classificação do grau de risco cirúrgico.
POR QUE CASTRAR?
A castração é o meio mais seguro de evitar a reprodução dos animais, assim como de evitar doenças do aparelho reprodutor tanto feminino quanto o masculino.
Alguns tutores que possuem animais muito agitados procuram a castração como uma maneira do cão ou da cadela “se acalmar”. Nós não garantimos que isso irá acontecer com a castração! Essa alteração comportamental é muito singular de cada animal, podendo o mesmo diminuir sua atividade, ou não.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
Nos machos, ocorre uma diminuição da demarcação de território que geralmente é feita através da urina.
Nas fêmeas, evitam que tenham pseudociese (gestação psicológica), câncer de útero e de ovários, e piometra (infecção de útero). As chances de ocorrer câncer de mama são diminuídas drasticamente, porém não podem ser 100% evitadas.
QUAIS CUIDADOS DEVO TER APÓS A CASTRAÇÃO?
Após o procedimento é necessário que o seu cão ou cadela use uma roupa cirúrgica e/ou um colar cirúrgico a fim de proteger a ferida cirúrgica e evitar lambeduras ou mordeduras que possam vir a contaminar e atrasar o processo de cicatrização.
A remoção dos pontos é feita 10 dias após o procedimento cirúrgico.
Com a diminuição dos hormônios esteroides, os quais são produzidos pelos ovários (fêmeas) ou pelos testículos (machos), existe uma tendência de o animal ganhar peso pois há uma diminuição no seu metabolismo.
Por isso, recomendamos que o animal tenha uma dieta específica pós castração, prescrita por um médico veterinário, para que evite o ganho exacerbado de peso que traz consigo uma série de consequências, como obesidade, diabetes, entre outros.
DICA DO MÉDICO VETERINÁRIO