Hoje em dia precisamos entender e reconhecer a importância da alimentação e nutrição dos gatos, para que tenham uma vida saudável, e com uma taxa de crescimento ideal. Cada fase do crescimento do seu gatinho, possui uma necessidade energética e proteica específica, por isso no mercado existem as mais diversas rações e opções alimentares, desde os alimentos úmidos, até a alimentação seca.
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO FILHOTE
Os filhotes possuem uma taxa de crescimento cerca de 15 vezes mais rápida quando comparada com as taxas de crescimento em bebês humanos, um fato surpreendente. Outro ponto muito importante é que com 2 meses de idade a capacidade do estômago do seu gatinho é muito pequena, por isso eles devem comer pequenas porções, várias vezes ao dia! O recomendado é que eles se alimentem pelo menos 3 vezes ao dia.
PARTICULARIDADE DA ALIMENTAÇÃO PARA FILHOTES
Como os filhotes possuem uma abertura de cavidade oral muito limitada, justamente pelo seu tamanho, a alimentação deve ser fornecida de forma que os grãos da ração sejam pequenos e maleáveis. Já o número de porções pode variar de acordo com a fase de crescimento, devendo o gatinho passar por acompanhamento do Médico Veterinário o qual terá papel crucial na orientação de qual o alimento ideal e qual o melhor manejo para que nenhum problema associado a alimentação carente de vitaminas, proteínas e minerais ocorra.
POSSO DAR LEITE?
Leite de Vaca, NÃO!
É muito comum vermos nos desenhos animados gatinhos sempre tomando leite. Até mesmo a alguns anos atrás era muito comum associar a imagem do gato ao leite, sempre oferecendo como opção de alimentação. O organismo do gato filhote consegue metabolizar apenas uma pequena parte da lactose presente no leite, porém eles não conseguem lidar com o alto nível de lactose presente no leite de vaca, o qual tem três vezes mais lactose do que o leite da gata. Gatinhos que tomam leite de vaca podem apresentar diarreias, e se sua dieta não for adequadamente suplementada eles irão morrer de fome lentamente. A proporção de caseínas e soro no leite de vaca não chega nem perto do suficiente para sustentar um gatinho em crescimento. Se você está cuidando de um gato de apenas alguns dias de vida, sem a presença da mãe, é recomendado o uso de leite de gato vendidos em Pet Shops. Este “leite” é especialmente formulado para fornecer a proporção certa de nutrientes para os gatinhos sem os dolorosos problemas digestivos associados ao leite de vaca. Procure o Médico Veterinário para maiores informações.
ATÉ QUE IDADE POSSO OFERECER RAÇÃO DE FILHOTE?
Até completarem pelo menos 12 meses de idade. O ideal é que o gato se alimente de ração específica para filhotes, já que a mesma possui bons níveis de garantia em minerais, vitaminas e proteínas, as quais serão fundamentais para o desenvolvimento de todos os órgãos, e a manutenção de uma imunidade equilibrada em termos nutricionais.
É MELHOR RAÇÃO SECA OU PATÊ?
Inclua tanto alimentos úmidos (patês ou sachês) e alimentação seca para que a dieta seja equilibrada, completa e de alta qualidade. A ração seca é uma ótima opção para evitar acúmulo de tártaro nos dentes, porém a alimentação úmida possui maiores níveis de água, o que é extremamente importante para os gatinhos, visto que devido a sua domesticação eles passaram a ingerir menos água, o que poderá ocasionar problemas futuros relacionados ao aparelho urinário.
POSSO DAR PETISCOS AO MEU GATINHO?
Os petiscos para gatos auxiliam na eliminação das bolas de pelo. Mas lembre-se, apenas devem ser consumidos após os 12 meses de idade, onde apenas 10 % da alimentação deve corresponder aos petiscos, e os outros 90% devem conter a alimentação úmida e seca na dieta diária.
A SAÚDE COMEÇA PELA ALIMENTAÇÃO!
Um pelo reluzente, olhos brilhantes, bons níveis de energia, e um adequado nível de apetite, indicam um gatinho nutricionalmente saudável. Lembre-se: Comer bem, para viver bem! Assim os gatinhos alcançarão o potencial de uma vida equilibrada e sem carências nutricionais. Consulte sempre o Médico Veterinário, apenas ele pode fornecer um suporte de informações adequadas a cada fase de vida do seu gatinho!