Blog

Adotei um animalzinho, e agora?

Fonte: KSDK

Marinheiro de primeira viagem? Aqui vão algumas dicas imprescindíveis que você precisa saber quando se adota um cãozinho ou gatinho.

A CHEGADA

Ao chegar em seu novo lar, o seu animalzinho precisa de um local onde possa descansar e adotar como seu território. Pode ser um cesto ou uma caixinha. O importante é que ele possa se sentir seguro. Se colocar uma toalha ou cobertor, troque-os frequentemente.

Respeite a privacidade do seu cãozinho ou gatinho, não mexa com ele quando estiver dormindo, deixe-o que saia por si só.

 

ANIMAIS x CRIANÇAS

Fonte: Alto Astral

 

A responsabilidade de ter um animal de estimação em casa é de todos! As crianças devem ser orientadas que o animal não é brinquedo, mas um companheiro, carente de cuidados e carinho como todo ser vivo.

HIGIENE

Caso seu animal tenha pelos longos, é necessário escová-lo constantemente para que acostumados com esta manipulação, permitam que outras pessoas (no banho & tosa por exemplo) possam fazer o mesmo. O banho do filhote deve ser dado apenas a partir do quinto mês de idade, com bastante cuidado, evitando que produtos penetrem nos ouvidos ou olhos. Depois, deve-se secá-lo bem para que não haja problemas respiratórios. A frequência dependerá do tipo de pelo e do local em que o animal vive. Uma vez por semana faça uma inspeção minuciosa nos olhos, ouvidos, boca, patas e unhas.

OLHOS

Os olhos devem ser higienizados com uma solução fisiológica, mas não esfregue nada no globo ocular, somente ao redor das pálpebras! Muita atenção se seu animal apresentar vermelhidão, lágrimas em abundância, descoloração da córnea ou se ele esfregar os olhos com as patas! Não hesite, leve-o imediatamente ao médico veterinário.

ORELHAS

Não utilize cotonetes para limpar as orelhas do seu animal, eles empurram ainda mais a sujeira para o conduto auditivo. Limpe-as com algodão ou uma gaze seca!

É importante observar qualquer cheiro desagradável, excesso de cera ou acúmulo de líquido. Fique atento caso seu animal coce excessivamente as orelhas ou abane a cabeça violentamente. Não utilize nenhum produto sem orientação do médico veterinário, você pode agravar ainda mais o problema!

DENTES

A primeira dentição começa a ser substituída a partir de três meses e termina aos sete meses. O cão adulto tem normalmente 42 dentes e o filhote tem 32. Se isso não ocorrer, procure o médico veterinário para que seja feita a remoção.

Observe sempre os dentes do seu animalzinho. Cuidado também com o tártaro, ele pode causar doenças periodontais.

UNHAS

Quando os cães não gastam as unhas no chão é preciso cortá-las, de preferência em clínicas veterinárias. Se elas crescerem excessivamente podem quebrar, provocando inflamações ou impedindo que o animal pise adequadamente.

ALIMENTAÇÃO

Para o crescimento sadio é importante que a alimentação seja sempre de boa qualidade. Até seis meses de idade o filhote deve ser alimentado de três a quatro vezes por dia, em horários regulares, sando a mesma vasilha e o mesmo local. Não o perturbe enquanto estiver comendo, eles não gostam!

Na maioria das embalagens de rações são encontradas tabelas relacionando o peso ou o tamanho, com a porção de alimento fornecida. Lembre-se que esta quantidade de ração deve ser dividida pelo número de refeições diárias e que é diferenciada para jovens e adultos.

Cuidado para não exagerar na dose, um filhote gordinho pode ser um adulto obeso e cheio de problemas de formação óssea.

 

ATENÇÃO!

A menor suspeita de doenças em seu animalzinho, procure imediatamente o médico veterinário! A maioria das doenças, quando tratadas no início tem grandes possibilidades de cura.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp