Blog

10 alimentos PROIBIDOS para Cães e Gatos

Quem nunca sentou a mesa pra fazer uma refeição e o seu cachorro veio correndo pedir um pedacinho? Difícil de resistir, não é mesmo?! Mas algumas vezes é necessário! Veja a lista de alimentos que são TÓXICOS e podem fazer muito mal caso seu cachorro coma:

1) CHOCOLATE

A teobromina é uma substância encontrada no cacau que causa uma intoxicação severa nos cães e nos gatos! A teobromina e a cafeína podem causar vômitos, diarreias, arritmias e até mesmo convulsões.

2) CAFÉ

A cafeína nos animais causa uma estimulação no Sistema Nervoso Central, o que gera agitação, hiperatividade, tremores, arritmias e até mesmo convulsões.

3) CEBOLA

A cebola possui uma substância chamada de N-Propil Dissulfeto, que causa a oxidação da hemoglobina (molécula que carrega o oxigênio no sangue), ou seja, reduz a capacidade do corpo do seu cão/gato de carregar o oxigênio pelo corpo. Isso pode causar vômito, diarreia, desidratação, fraqueza, dor de barriga, aumento da frequência cardíaca, respiratória e anemia severa. Em casos extremos o animal pode precisar até de transfusão sanguínea!

4) ALHO

O alho possui duas substâncias: Alicina e Ajoene que funcionam da mesma forma como a cebola – causando anemia e baixa oxigenação no sangue e no corpo! Seu animalzinho pode ter vômito, diarreia, desidratação, fraqueza e dor de barriga.

5) ALHO PORÓ

O alho poró também possui as mesmas substâncias do alho – Alicina e Ajoene – causando um quadro de intoxicação semelhante à do ingestão do alho.

6) ABACATE

O abacate possui uma substância chamada de Persina, que se ingerida em grande quantidade pode ocasionar acúmulo de água dentro da barriga (ascite), no tórax (efusão pleural) e no pulmão (edema pulmonar), causando uma dificuldade de respirar muito grande! Também pode causar vômitos e diarreias.

7) UVA

Existe uma espécie de uva, chamada de Vitis vinifera, que causa uma doença renal aguda e severa, fazendo com que os rins produzam menos (ou até mesmo parem de produzir) urina! O seu pet também pode apresentar vômitos e diarreia.

8) MACADÂMIA

Chique né? Mas nem sempre é só a noz, muitas vezes a macadâmia está presente até em biscoitos, então todo cuidado é necessário! Se ingerido, seu pet pode sofrer com problemas como fraqueza muscular, depressão e vômito.

9) LEITE DE VACA

Os cachorros, e principalmente os gatos, possuem menos enzimas responsáveis pela degradação do açúcar do leite (a lactose!), por isso eles podem desenvolver problemas gastrointestinais, como vômito e diarreias.

O leite da vaca possui 3 vezes mais lactose do que o leite de uma gata. Por isso eles são considerados animais intolerantes à lactose!

10) DOCES PRODUZIDOS COM XILITOL

O que é isso? São balas, confeitos, doces, pudim e gelatinas produzidas com um tipo de adoçante chamado Xilitol. Se o seu cão ou gato ingerir esse açúcar em grandes quantidades, pode levar ao corpo liberar muita insulina, o que vai causar uma hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) como um efeito rebote! A baixa de glicemia pode causar fraqueza. O xilitol também pode causar desde petéquias (pequenas bolinhas de sangue) pela pele do seu pet, até mesmo quadros de hemorragias (perda de sangue intensa).

Ou seja, muito cuidado com os alimentos que vá oferecer ao seu pet! Na dúvida? Pergunte sempre ao médico veterinário!

Mais que cuidados, uma paixão.

LIGUE AGORA (82) 2121-6464

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp