O Outubro Pet Rosa é um mês dedicado à prevenção e conscientização dos tutores ao Câncer de Mama nos cães e gatos. Uma doença muito comum em pets fêmeas, mas que também acomete os machos. E, por isso, hoje vamos comentar sobre a forma de prevenção mais conhecida e indicada pelos nossos veterinários: a castração nos pets.
Um procedimento cirúrgico super importante para os cães, e também para os gatos. Para você entender melhor, as cadelas castradas antes do primeiro cio apresentam 0,05% de chances de desenvolver o câncer de mama. Se a castração for feita até o terceiro cio, a proteção é menor, mas existe.
Nas gatas, os tumores das glândulas mamárias são o terceiro tipo mais comum de tumor, sendo que mais de 80% destes são malignos. E a castração precoce reduz em 91% as chances de desenvolvimento de lesões de mama.
A castração nos pets têm vários benefícios, e além de diminuir as chances do aparecimento desta doença, evita que tenham pseudociese (gestação psicológica), câncer de útero e de ovários, e piometra (infecção de útero).
Confira as dicas do Dr. Almir Tavares:
Quer saber mais sobre a castração? Agende agora uma avaliação:
Ligue: (82) 2121-6464 ou WhatsApp: (82) 9 9630-1294.
Estamos localizados na Travessa Dona Constança, 18 – Jatiúca.